Skip to main content

O País – A verdade como notícia

Chapo insiste no combate ao ódio e à desinformação

O Presidente da República, Daniel Chapo, apelou, nesta quinta-feira, à promoção da paz, união e combate ao ódio e à desinformação. O Chefe do Estado lançou o repto à população do distrito de Boane, local onde cumpriu o segundo dia de trabalho à Província de Maputo.

Na interacção com a população, o Chefe do Estado defendeu que a paz e a união são condições fundamentais para o desenvolvimento do País, apelando aos cidadãos para que não transformem as diferenças em motivos de violência.

Segundo o Presidente da República, a violência apenas conduz à destruição e compromete os esforços de desenvolvimento.

“Não há nenhum país no mundo que pode desenvolver-se sem paz e segurança. E a paz não é só o calar das armas. A paz começa em casa”, afirmou.

Chapo chamou, igualmente, atenção para a destruição de bens públicos em situações de violência, referindo-se, em particular, às situações que ocorreram durante o período pós-eleitoral.

“A escola não anda, não fala, não foi recensear-se, não tinha cartão de eleitor e nem foi votar. Onde entra a escola na eleição? Questionou e depois prosseguiu: Então, usaram o resultado de eleitorais para destruir coisas do povo”.

O Presidente apelou, por isso, à vigilância da população contra práticas que possam colocar em causa a estabilidade e o progresso das comunidades, e apelou ainda aos cidadãos para combaterem discursos de violência e ódio, bem como a desinformação, os boatos e a manipulação nas redes sociais.

MUNICÍPIO DE BOANE PRODUZ MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Chapo falava à população minutos depois de ter visitado o Serviço Municipal de Obras de Boane, onde se inteirou do funcionamento da unidade de produção de lancis, blocos e pavês, materiais destinados às obras de construção e reabilitação de estradas no município.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Boane, Geraldina Bonifácio, a fábrica começou a operar em Abril e representa um investimento de 32 milhões de meticais. O espaço conta também com uma central de betão e um posto de abastecimento de combustível.

“O que tem acontecido, agora, é que nós temos estado a lançar concursos, depois acabamos contratando empreiteiros que não são sérios, depois abandonam as nossas obras. Então, nós queremos fazer esses serviços por nós próprios e, no Serviço Municipal, já temos os materiais em abundância aqui, na nossa vila municipal, falamos de areia, pedra e também água. O maior desafio é só adquirir o cimento”, explicou.

Segundo Geraldina Bonifácio, a unidade permite ao município produzir materiais para diferentes componentes das obras rodoviárias, incluindo passeios e valas de escoamento de águas pluviais.

Além da componente de infra-estrutura, o projecto tem uma dimensão de emprego e, neste momento, emprega 40 jovens.

PR DEFENDE MAIS EXPORTAÇÃO DE BANANA E MACADÂMIA

A terceira etapa da visita em Boane levou o Presidente da República à Bananalândia, empresa dedicada à produção de banana e macadâmia.

A empresa produz actualmente cerca de 70 mil toneladas de banana por ano e atingiu, neste ano, mil toneladas de macadâmia.

De acordo com o CEO da empresa, Paulo Barceló, a Bananalândia pretende aumentar a área de produção de macadâmia dos actuais 600 para mil hectares. A expansão deverá ser realizada ao longo dos próximos cinco anos, com um investimento estimado entre 15 e 20 milhões de dólares.

Para Daniel Chapo, investimentos desta natureza são necessários e devem ser acarinhados, por contribuírem para o desafio da independência económica do País.

“A única forma de termos divisas em Moçambique é o aumento da produção, produtividade e, sobretudo, as exportações, para podermos inverter a nossa balança de pagamentos. Neste momento, temos mais exportações que importações e, neste caso, só com o aumento da produção e produtividade da banana e macadâmia podemos reverter o cenário.”

A empresa emprega três mil trabalhadores permanentes e outros mil trabalhadores sazonais durante a época de apanha da macadâmia.

PREVENÇÃO DO EL NINO 

O Presidente da República apelou a população do distrito da Manhiça a apostar em culturas agrícolas e pecuárias resilientes ao calor, como forma de minimizar o impacto do El Nino previsto para a próxima época chuvosa. A mensagem foi partilhada hoje, na Manhiça, no segundo dia da visita que Daniel Chapo efectua à província de Maputo. 

Ainda no distrito da Manhiça, Daniel Chapo prometeu mais transporte, água e corrente elétrica à população, no entanto diz que tais feitos só serão possíveis num ambiente de paz e segurança. A visita de Chapo termina nesta sexta-feira,  com um balanço dos três dias de trabalho na cidade da Matola. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos