O Presidente da República endereçou uma mensagem a toda a comunidade muçulmana de Moçambique por ocasião do início do mês sagrado do Ramadan.
Na mensagem, Daniel Chapo considera o Ramadan um período de devoção, marcado pelo jejum, pela oração e pelo fortalecimento da relação com Deus, mas também de solidariedade e compaixão para com os mais necessitados. Mais adiante, sublinha que neste mês sagrado, os valores do sacrifício, da humildade e do amor ao próximo são vividos de forma intensa, promovendo a paz interior e o bem-estar colectivo.
“Em Moçambique, somos um povo abençoado pela nossa diversidade cultural e religiosa, que constitui um dos pilares da nossa unidade como nação. O espírito de convivência pacífica e respeito mútuo entre diferentes crenças fortalece-nos como povo e inspira-nos a caminhar juntos rumo a um futuro de progresso, harmonia e desenvolvimento sustentável”, lê-se na mensagem.
Neste período de introspecção e crescimento espiritual, o Chefe de Estado exorta a todos para que reforcem os laços de fraternidade e solidariedade, valores que considera essenciais para a construção de um país mais justo e inclusivo.
“Que o exemplo de dedicação e disciplina demonstrado durante o jejum do Ramadan seja um estímulo para todos nós na promoção da paz, do entendimento e da justiça social. Que este mês sagrado traga a cada família moçambicana bênçãos, saúde e prosperidade. Que os sacrifícios e as orações sejam aceites, e que a fé de cada um se fortaleça ainda mais”, afirma o Presidente, que termina desejando, em nome do Governo da República de Moçambique e em seu próprio, um Ramadan Mubarak.