Os transportes semi-colectivo de passageiros, vulgo “chapas”, passam a custar cinco Meticais a mais em todas as rotas urbanas no Chiveve a partir desta semana. A decisão foi tomada na semana finda, no decurso de uma recente sessão ordinária da Assembleia Municipal, pela força dos votos da Renamo e da Frelimo, que se juntaram para dar aval à proposta dos transportadores que era de cinco Meticais.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), bancada da Assembleia Municipal que votou na contraproposta da edilidade, que era um aumento de quatro Meticais, viu a sua pretensão gorada, uma vez que não reuniu votos suficientes, já que a Frelimo teve 14 votos e a Renamo obteve 12, totalizando 26 votos contra os 22 do MDM.
Assim, a rota mais barata na cidade da Beira passa a custar 15 Meticais, contra anteriores 10, e a mais cara são 30 Meticais.
As novas tarifas vão “sufocar ainda mais. Já era difícil suportar 10 ou 25 Meticais, devido ao elevado custo de vida e, agora, imagine desembolsar 30 ou 50 Meticais por dia, para suportar passagens de ida e volta durante 30 dias e a ganhar o nosso salário mínimo. Será insuportável, mas também os transportadores têm razão, porque os preços dos combustíveis estão constantemente a subir e vamos mesmo ficar sufocados”, afirmou Celso Rafael.
Os transportadores, que em finais de Maio passado paralisaram as actividades para pressionar a aprovação da nova tarifa, facto que vinham solicitando desde o início deste ano, devido aos aumentos constantes dos preços dos combustíveis, afirmaram que a medida vai aliviar a pressão que vinham sofrendo, “porque já vamos conseguir combater os encurtamentos e vamos combater os desvios de rotas”, garantiu Américo Massicuane, presidente da Associação dos Transportadores da Beira.
O Município da Beira, através do seu presidente, Albano Carige, garantiu que será implacável, a partir desta semana, na fiscalização das actividades dos transportadores. “A nossa Polícia Municipal estará muito atenta, principalmente nos actos de encurtamento de rotas, que têm sido o lema dos transportadores. Solicitamos aos passageiros para denunciarem os indisciplinados.”
Refira-se que a última vez em que a tarifa dos “chapas” foi actualizadaf na cidade da Beira foi em 2018.