O País – A verdade como notícia

“Chapa 100” vai ter bilhética electrónica

Foto: O País

Na região metropolitana do grande Maputo já foram identificados e registados 4 mil carros de transporte de passageiros de 15 e 26 lugares para serem instalados a bilhética eletrónica, vulgarmente conhecida por Cartão Famba.

Ainda não há clareza de quando é que a bilhética electrónica começa a ser montada nos transportes semicolectivos da Cidade de Maputo, mas há, já, dois modelos de sistemas que estão a ser avaliados dadas as características dos carros usados para “chapa cem”, segundo explica José Nhavoto, gestor do projecto da plataforma de bilhética eletrónica.

“Nos Coaster, por exemplo, estamos entre a colocação física de equipamentos na porta, que é importante para evitar a movimentação deste equipamento. Notar que o equipamento possui um GPS para permitir a localização geográfica do veículo, e também para o monitoramento. Mas também estamos a ver a possibilidade em alguns casos colocar um dispositivo de mão, isto e móvel “, disse Nhavoto.

O uso da bilhética electrónica e plataformas móveis são essenciais para o acesso ao subsídio ao passageiro. E a meta é registar 500 mil passageiros ao sistema. Até agora estão inscritos 214 mil em toda área metropolitana, onde só 110 mil utilizadores já levantaram seus cartões famba.

“Todos os passageiros inscritos na plataforma de bilhética eletrónica através das cabines com cartão ou sem cartão vão receber o benefício, quem tem cartão recebe diretamente do cartão e aqueles que não tem Caratão recebem através de plataforma de moeda eletrónica”, explicou a fonte.

Em 426 Autocarros já tinham sido instalado a bilhética eletrónica. E quase na totalidade os sistemas foram danificados e já decorre a reposição.

A inscrição dos passageiros no sistema de bilhética eletrónica é a condição para beneficiara-se do subsídio ao passageiro que ainda não tem data para sua entrada em funcionamento.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos