O Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) anunciou, hoje, que cessaram, definitivamente, as hostilidades militares na região centro do país.
“Sobre o Teatro Operacional Centro, o órgão notou com satisfação a cessação definitiva das hostilidades e a consolidação da paz, fruto da desarticulação da auto-proclamada Junta Militar da Renamo”, aponta uma nota da Presidência da República.
Sendo assim, o órgão apelou às populações para intensificarem a vigilância nas suas comunidades, com vista a evitarem situações que possam pôr em causa a segurança e a ordem públicas naquela região que foi, durante anos, afectada por ataques militares.
“O órgão apelou ao Governo para continuar o acarinhamento do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos desmobilizados da auto-proclamada Junta Militar da Renamo”, indica o comunicado de imprensa.
Estas informações saíram da IX Reunião Ordinária do CNDS, evento dirigido pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, em Maputo, que analisou a situação da ordem e segurança públicas.
“O órgão saudou os esforços das Forças de Defesa e Segurança e de seus parceiros internacionais pela consolidação da segurança nos distritos afectados pelas acções terroristas na província de Cabo Delgado, facto que tem contribuído para o retorno progressivo das populações às zonas de origem”, refere o documento.
Por outro lado, o órgão instou as autoridades político-administrativas a acelerarem as acções conducentes à integração condigna das populações regressada, com destaque para a reposição dos serviços públicos e a prestação de assistência humanitária.