O País – A verdade como notícia

Centenário de José Craveirinha: Museu Mafalala reinaugura Mural dos Poetas

O Museu Mafalala, em parceria com a Associação Cultural Boa Coisa, reinaugura, às 14 horas desta terça-feira, no Bairro Mafalala, na Cidade de Maputo, o Mural dos Poetas.

A obra de Shot-B foi inicialmente produzida em Fevereiro de 2016, segundo lembra o Museu Mafalala, fruto de um exercício de envolvimento comunitário, construção de símbolos e referências locais.

O acto de reinauguração, com efeito, busca enaltecer os feitos de grandes nomes da literatura moçambicana. Além de José Craveirinha, Noémia de Sousa, Rui de Noronha e João Albasini, que morreu há 100 anos.

Segundo avança uma nota de imprensa sobre a reinauguração, o mural integra-se no programa de galeria a céu aberto do Museu Mafalala, que, além da estética e do elemento pictórico, busca, por via da arte, manter viva a memória colectiva.

O projecto, acrescenta a nota de imprensa, contou com a participação do estúdio de arquitectura HUEIV e com a colaboração de estudantes da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane.

O Mural dos Poetas faz parte de um conjunto de intervenções em espaço público com a curadoria do Museu Mafalala, que também contempla as seguintes obras: Mural Diversidade Cultural | Tufo da Mafalala, 2016, de Francisco Vilanculos; Mural Xipixi xa Ntima, 2019, de Marcelino Manhula; e Mural  dos Heróis do Desporto, 2020, de Chaná de Sá.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos