O País – A verdade como notícia

Celso e Lucrécia Paco em concerto no Grebbestad Jazz Festival na Suécia

Foto: Ralf Rosenberg

Os artistas Celso e Lucrécia Paco apresentaram-se me concerto, esta sexta-feira, no Grebbestad Jazz Festival. Ao longo de hora e meia de apresentação, Celso Paco fez um dueto com a sueca Rigmor Gustafsson.

 

A mulher na imagem que acompanha este texto chama-se Rigmor Gustafsson. É cantora sueca e, sexta-feira, subiu ao palco do Grebbestad Jazz Festival para fazer o que gosta: cantar. Mas este texto não é necessariamente sobre a artista. Aqui é mencionada por ter partilhado o palco do Grebbestad Jazz Festival com o artista ao lado na imagem, ou seja, Celso Paco, que não se esqueceu de propor sonoridades moçambicanas ao público. No evento, participaram grandes nomes do jazz sueco, entre esses nomes, claro está, Rigmor Gustafsson, descrita por Paco como “uma cantora fantástica!”.

No Grebbestad Jazz Festival, Celso Paco e banda tocaram o que o músico considera marrabenta jaizzifica, permitindo aos espectadores presentes na sessão captar passos e o ritmo que caracteriza o estilo musical cultivado no Sul de Moçambique. Mas a noite não se resumiu apenas à marrabenta. De igual modo, “Fiz um dueto com uma das cantoras que aprecio em termos de actuação musical e técnica vocal. Foi uma honra fazer um dueto de bossa nova brasileira com a Rigmor Gustafsson, um dos estilos mais clássicos do jazz”.

No dueto sueco-moçambicano, Celso Paco cantou em português e Rigmor Gustafsson em inglês. A experiência foi tão positiva que muita gente, do público, foi agradecer aos artistas pela performance musical.

Durante hora e meia de concerto no Grebbestad Jazz Festival, Celso Paco (voz e percussão) foi acompanhado por Anders Kjellberg (bateria), Alexander Lovmark (baixo), Knut Reiersrud (guitarra) e Rigmor Gustafsson (voz). Na mesma actuação, Lucrécia Paco disse um texto musicado pela banda e ainda cantou marrabenta. A actriz descreveu nos seguintes termos a experiência partilhada com o irmão e com a banda: “Tem sido fantástico poder pisar vários palcos e explorar espaços alternativos também”. E Lucrécia Paco não se limitou apenas a uma apreciação do trabalho de palco. “Temos tido muitos encontros, de forma espontânea, como um interessante abrir de portas para futuras colaborações”.

De acordo com a actriz, o artista sueco David Back, que nutre uma grande paixão por Moçambique, tem impulsionado encontros entre vários artistas, através da sua plataforma do Wolrd Music.

Além de actuar no Grebbestad Jazz Festival, Celso e Lucrécia Paco apresentaram-se na Vila Gerlesborg, sábado, e, este domingo, chegou a vez da Cidade de Gutemburgo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos