A Capoeira dos Sete Pintos é o título da mais recente obra literária do escritor Celso C. Cossa, que sai sob a chancela da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, EPM-CELP, a ser lançada na próxima quarta-feira, pelas 17h30, na sede da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), em Maputo.
Ilustrado pelo artista plástico e designer Alberto Correia, A Capoeira dos Sete Pintos é um conto infanto-juvenil, recriado a partir do conto A Galinha Costureira e o Milhafre Esfarrapado do livro 7 Estórias Sobre a Origem de Quem Come Quem, do mesmo autor.
Entre a fábula e o fantástico, a obra conta a aventura de um pai (o autor) que depois de ler uma estória de ninar para o seu filho ele também acaba por adormecer e sonhando o mesmo sonho pai e filho são levados para um mundo desconhecido, onde um novelo de acontecimentos envolvendo os Sete Pintos, a Galinha Costureira, o Milhafre Esfaimado, a Feiticeira Esfarrapada e a Galinha Anciã tem lugar.
Celso C. Cossa nasceu em Maputo. Possui uma licenciatura pela Universidade Pedagógica. É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos. É autor de 7 Estórias Sobre a Origem de Quem Come Quem (Prémio Nacional 25 de Maio, PAWA, edição 2015), O Gil e a Bola Gira e Outros Poemas para Brincar (EPM-CELP, 2016), Dandiwa – a menina que ganhou uma bolsa de estudo (Menção Honrosa no Prémio Matilde Rosa Araújo, edição 2015) e O Sol e o Solzinho (Menção Honrosa no Prémio Matilde Rosa Araújo, edição 2016), estas duas não publicadas.
A apresentação de A Capoeira dos Sete Pintos será feita pelo escritor Aurélio Furdela.