O País – A verdade como notícia

Celso Alvação nomeado para o CHAN 2022

É uma boa nova para a arbitragem moçambicana, não poucas vezes envolta em polémica. O árbitro internacional moçambicano, Celso Armindo Alvação, foi indicado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para apitar jogos do CHAN 2022, prova a realizar-se de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro, na Argélia.

Dois meses depois de ter participado numa acção de capacitação realizada no Cairo, Egipto, veio a confirmação da nomeação do único árbitro moçambicano para o CHAN 2022.

Celso Armindo Alvação, de 33 anos de idade, estará integrado numa lista de 52 árbitros dos quais 19 principais, 21 assistentes e 12 de vídeo, neste caso VAR, que estarão presentes na 7ª edição do Campeonato Africano reservado a atletas que militam nas respectivas provas internas.

Em Fevereiro deste ano, Celso Alvação e o auxiliar Arsénio Marrengule foram nomeados pela Confederação Africana de Futebol para dirigir o jogo Mamelodi Sundowns (África do Sul) vs Al Hilal (Sudão), inserido na primeira jornada Grupo “A” da Liga dos Campeões Africanos de Futebol, edição 2021/2022.

Alvação foi ainda o quarto árbitro no duelo entre o CNaPS Sports (Madagáscar) e Township Rollers FC (Botswana), inserido na Liga dos Campeões Africanos. O jogo foi dirigido por um trio moçambicano composto por Zefanias Chijamela, coadjuvado por Olívio Saimone e Osvaldo de Jesus.

Um mês depois, ou seja, em Março, o árbitro nascido em Inhambane mereceu a nomeação pela Confederação Africana de Futebol para dirigir o duelo entre o Mbabane Swallows e o Azam Football Club da Tanzânia, partida que contava para a Taça CAF.

Celso Alvação teve, neste duelo disputado em Mbabane, eSwatine, como auxiliares os seus compatriotas Arsénio Marrengule e Zacarias Balói.

Em 2019, Celso Armindo Alvação apitou, em Durban, África do Sul, o jogo de abertura do Torneio COSAFA que envolveu as formações de eSwatini e das Maurícias.

Do seu curriculum, consta a participação como único árbitro dos países africanos de língua portuguesa no Campeonato Africano de sub-20, competição realizada em 2021, na Mauritânia.

Há ainda a destacar a aparição no Torneio de Sub-17, nas Maurícias, em 2017, além de ter apitado a final do Torneio COSAFA.

No último domingo, Celso Armindo Alvação apitou o duelo do título entre o Ferroviário de Maputo e a União Desportiva do Songo, no Estádio da Machava. O jogo acabou por ser de consagração da União Desportiva do Songo como campeã nacional de futebol.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos