Celebra-se, esta quarta-feira, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, um evento comemorado todos os anos, no dia 23 de Abril, para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e reflectir sobre os seus direitos legais.
O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.
Segundo a Unesco, “ao promover os livros e os direitos autorais, a Unesco defende a criatividade, a diversidade e o acesso igualitário ao conhecimento, com trabalho em todos os sectores, desde a rede de Cidades Criativas da Literatura, até a promoção da alfabetização e da aprendizagem móvel, assim como o avanço do acesso aberto ao conhecimento científico e aos recursos educacionais.