O País – A verdade como notícia

CCM insta partidos políticos a abandonar discursos incendiários

Partidos políticos moçambicanos foram desafiados, esta quinta-feira, a abandonar discursos que minam a paz e a abraçar o espírito de reconciliação nacional.

O apelo foi feito durante um encontro entre partidos políticos e líderes religiosos, realizado na Cidade de Maputo, no âmbito da iniciativa “Moçambique Primeiro”.

O presidente do Conselho Cristão de Moçambique (CCM), Rodrigues Dambo, liderou o evento, onde desencorajou retóricas incendiárias e pediu maior responsabilidade por parte da classe política.

“É urgente abandonar os discursos que alimentam divisões e apostar na paz e no diálogo, caso perceba que seu parecer vai criar distúrbios, é melhor ficar no silêncio”, sublinhou Dambo.

Na mesma ocasião, o delegado da Comunidade Islâmica de Maputo, Arris Gafur, defendeu que Moçambique precisa “urgentemente voltar-se para Deus”, como forma de encontrar caminhos espirituais e morais para enfrentar os desafios do país.

Dambo apelou a busca de meios para um diálogo com os terroristas, para o bem das vitimas da insurgência, no norte do país.

Como gesto simbólico e de união nacional, os participantes anunciaram um momento de oração nacional para o dia 28 de Agosto, onde todos moçambicanos são convidados a buscarem esperança e união.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos