A passagem do ciclone Idai na cidade da Beira continua a desgraçar famílias. Na sequência do temporal, muitos bairros ficaram sem energia eléctrica e suspeita-se que o mau uso da vela tenha causado o incêndio, segundo deu a entender um dos proprietários do imóvel.
"Um sobrinho de 11 anos de idade esteve no seu quarto usando a vela para iluminação. Soubemos apenas que ele depois abandonou o quarto e deixou a vela acesa. Julgamos que a mesma estava próxima da cama porque o fogo começou a queimar o colchão e depois deflagrou para todo o quarto e seguiu depois para a sala", contou Alberto Zaqueu, uma das vítima.
O caso foi registado no bairro da ponta-gêa. A residência foi, parcialmente, consumida por fogo, assim como alguns bens, no princípio na noite da passada segunda-feira.
O pior não aconteceu graças ao pronto-socorro dos vizinhos, que ajudaram a retirar os outros bens do interior da casa e com recurso a baldes tentaram debelar o incêndio. Valeu, por outro lado, a pronta intervenção dos bombeiros que em poucos minutos debelou o incêndio.
Gonçalves Botão, chefe das operações dos bombeiros disse que era prematuro avançar as causas do incêndio, mas não descartou a hipótese do fogo ter sido originado por mau uso de vela.