O País – A verdade como notícia

Carlos Matsinhe apela eleitores a não se absterem das eleições gerais

O presidente da Comissão Nacional de Eleições apela aos eleitores para que não se abstenham das eleições gerais de 09 de Outubro. Matsinhe diz que só assim poderão contribuir para a democracia multipartidária.

Mais de 17 milhões de eleitores são esperados nas urnas, no escrutínio do dia 9 de Outubro.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições lembra que é só através do voto que o cidadão pode escolher os seus representantes. “Nos últimos processos eleitorais, o nível de abstenções revelou-se um tanto quanto elevado. Esta situação não deve ser encarada como problema apenas dos órgãos eleitorais, mas, sim, de toda a sociedade moçambicana. A participação massiva do eleitorado demonstrará a sua maturidade e o compromisso com os valores da democracia multipartidária”, disse Carlos Matsinhe, presidente da Comissão Nacional de Eleições.

Para sensibilizar os eleitores a aderirem ao processo, foram mobilizados mais de seis mil agentes de educação cívica. “Os agentes de educação cívica eleitoral farão a campanha de várias formas, desde visitas porta-a-porta, nos aglomerados populacionais, nos mercados, escolas, paragens e outros sítios permitidos por lei, para levar mensagens sobre as responsabilidades e tarefas do cidadão eleitor no processo eleitoral”.

Carlos Matsinhe falava esta quarta-feira, no lançamento da campanha de educação cívica. “Queremos apelar à população, em geral, e, de forma dirigida a todos os eleitores, para uma participação colaborativa neste processo, acatando as mensagens a si dirigidas e, por conseguinte, participar na votação do dia 09 de Outubro. A campanha é um acto importante, porque visa consciencializar sobre a participação activa dos cidadãos na construção da democracia moçambicana”.

A campanha de educação cívica decorre de 25 de Julho a 23 de Agosto em todo o país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos