O chefe da Brigada Central da Frelimo, Filipe Paúnde, disse, este fim-de-semana, em Inhambane, que o candidato da Frelimo à Presidência da República não será conhecido no 12º congresso, a realizar-se em Setembro próximo.
Filipe Paúnde é chefe da Brigada Central da Frelimo que assiste à província de Inhambane e esteve fim-de-semana para mais uma actividade de preparação do 12º congresso daquele partido.
Questionado se o candidato presidencial da Frelimo será conhecido no evento, Paúnde respondeu que não será no referido congresso que o partido dos camaradas vai escolher o novo homem forte. “Tudo está programado, este congresso tem seu objectivo e a Frelimo não tem pressa, no devido momento, os moçambicanos serão informados sobre o assunto”, acrescentou Paúnde.
Filipe Paunde falava à margem da conferência de estudo das teses que devem ser levadas ao congresso. Durante a conferência, os camaradas deverão discutir o papel de cada moçambicano na preservação e reforço da unidade nacional, condição importante para o desenvolvimento do país.
Outra tese a ser levada ao congresso e que foi discutida na conferência tem a ver com a governação, e serão abordados aspectos tendentes a melhorar a governação daquele partido, de modo a tornar-se mais próxima da população.
Depois desta conferência, quadros do partido deverão descer até à base, para colher contribuições dos documentos que serão levados ao 12º congresso que terá lugar em Setembro próximo.