Foi cancelada a reunião da Comissão Permanente da 23ª Sessão do Sínodo Diocesano da Igreja Anglicana, marcada para esta terça-feira. O órgão tinha como único ponto de agenda para esta assembleia o debate sobre a carta dos bispos da Igreja Anglicana em Moçambique e Angola, que pediam a resignação imediata de Dom Carlos Matsinhe do cargo de Arcebispo.
Numa carta, os bispos da Igreja Anglicana em Moçambique e Angola manifestaram o seu descontentamento em relação à liderança de Dom Carlos Matsinhe.
O descontentamento dos clérigos surge após o anúncio dos resultados das eleições autárquicas pela CNE, instituição dirigida por Carlos Matsinhe.
Dias antes do anúncio dos resultados pela CNE, os bispos da Igreja Anglicana em Moçambique e Angola apelaram ao presidente da CNE, Dom Carlos Matsinhe, que optasse pelo caminho da verdade.
Curiosamente, anunciados os resultados, eis que os membros do episcopado anglicano em Moçambique e Angola pedem que Carlos Matsinhe, seu líder, deixe o cargo de Arcebispo urgentemente.
Carlos Matsinhe é presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique e várias entidades já exigiram a sua demissão deste posto, no contexto da contestação – pela oposição e diversas instituições – dos resultados eleitorais anunciados por aquele organismo eleitoral.