O Costa do Sol sofreu duas derrotas e venceu um jogo no estágio que realiza na vizinha África do Sul, a convite do Cape Town Tigers, campeão sul-africano de basquetebol masculino, que se prepara para a fase derradeira da Liga Africana de Basquetebol.
O Costa do Sol fez o Cape Town Tigers passar no teste de antevisão da Liga Africana de Basquetebol, ao permitir duas derrotas em igual número de jogos diante deste adversário, em partidas realizadas na terra do rand.
A convite do campeão sul-africano, que se testou com uma equipa moçambicana tendo em conta que vai ter um adversário nacional, o Ferroviário da Beira, o Costa do Sol vergou nos dois jogos, ainda que tenha dado boa réplica.
No jogo inaugural, disputado sexta-feira, o Cape Town Tigers ganhou com alguma tranquilidade, ao terminar o jogo com 25 pontos de diferença, ou seja, 83-58.
O Costa do Sol ainda entrou bem no jogo, vencendo os dois primeiros períodos com os parciais de 17-15 e 35-34, com uma recuperação que acabou por se concretizar efectiva após o intervalo.
A turma sul-africana acordou, depois de estudar totalmente os “canarinhos”, e no terceiro período fez um parcial de 13 pontos de diferença, acabando por vencer por 49-62, fazendo o mesmo no último quarto, onde se superiorizou e venceu por 25 pontos de diferença: 58-83.
Já no segundo jogo entre as duas equipas, na noite deste domingo, o Cape Town Tigers voltou a ser melhor que os vice-campeões nacionais, vencendo já por 10 pontos de diferença.
Nesse jogo, a turma da África do Sul não fez grande esforço para terminar com vitória, aproveitando-se do cansaço do Costa do Sol, que voltou a dar luta. O resultado final acabou por ser de 55-65 a favor do campeão sul-africano, que assim se testou para a sua participação na Liga Africana de Basquetebol, em que tem como um dos adversários o Ferroviário de Maputo.
ÚNICA VITÓRIA “CANARINHA” DIANTE DO JOZI NUGGETS
A meio dos dois jogos diante do Cape Town Tigers, o Costa do Sol defrontou outra equipa do principal campeonato daquele país em basquetebol masculino, o Jozi Nuggets.
A determinação dos jogadores, que sabiam que não teriam tarefa fácil diante do Cape Town Tigers, veio ao de cima e mostraram a sua valência, terminado os dois primeiros períodos a vencerem por seis pontos de diferença.
Na segunda parte os “canarinhos” continuaram fortes e impuseram o seu estatuto de vice-campeão de Moçambique, tendo feito das tripas coração para sair com uma vitória suada, por sete pontos de diferença: 54-47.
Terminou o estágio do Costa do Sol na vizinha África do Sul com saldo de duas derrotas e uma vitória e muita experiência acumulada para os jogos que terá pela frente, nas provas nacionais.
FERROVIÁRIO DA BEIRA CONTINUA A PREPARAR JOGOS EM CASA
Entretanto, o Ferroviário da Beira continua a fazer a sua preparação para Liga Africana de Basquetebol na sua cidade, disputando o torneio de abertura.
Os “locomotivas” de Chiveve continuam em alta e a liderar a prova com quatro vitórias, depois de mais duas somadas na semana passada, diante de Detrit Palmeiras e Sport Center, em partidas da terceira e quarta jornadas, respectivamente.
Para já, a turma da Beira já conhece o calendário de jogos na Liga Africana de basquetebol, naquela que será a sua terceira participação.
Assim, de acordo com o calendário feito, os “locomotivas” iniciam a sua participação na prova diante do anfitrião, o Al Ahly do Egipto, no dia 26 de Abril, quarta-feira, às 18h00, ficando de fora nos dois dias seguintes.
Ou seja, volta a quadra no sábado, dia 29 de Abril, sábado, diante do Petro de Luanda, naquele que será o duelo em português, para no dia seguinte, domingo, defrontar o SLAC da Guiné.
O Ferroviário da Beira volta a ficar dois dias de descanso, regressando na quadra na quarta-feira, dia 3 de Maio, para a penúltima jornada, frente ao Cape Town Tigers da África do Sul.
Os campeões nacionais encerram a sua participação na sexta-feira, 5 de Maio, diante do City Oilers do Uganda.
A Liga Africana de Basquetebol, BAL, Conferência Nilo, vai decorrer no Cairo, Egipto, de 26 de Abril a 6 de Maio.