“Voltar aos passos que foram dados” é o título da nova exposição inaugurada no Centro Cultural Português na Cidade de Maputo. A exposição representa a biografia de José Saramago.
Para celebrar o centenário de Saramago, foi preciso “Voltar aos passos que foram dados” e resgatar uma expressão de José Saramago no livro intitulado “Viagens em Portugal”. O escritor volta no tempo para perceber o caminho que percorreu e fazer com que os outros também aprendam.
“Voltar aos passos que foram dados é ver como Saramago se fez um grande escritor a partir de um tempo, numa condição em que nada indicaria que assim fosse”. Explicou o português Carlos Reis, Comissário-Geral para o Centenário de Nascimento de José Saramago. “E, porque temos que aprender constantemente, abre-se então a lição do Saramago com textos e imagens em paralelo. José Saramago é um autor de obras absolutamente invulgares, porque além do mais, elas falam da condição humana, da justiça, opressão, liberdade, falam de temas que pela sua condição humana são de agora e são de sempre. Mas podemos dizer também que um escritor a quem, certamente, outros celebrarão os duzentos anos”.
A exposição estará disponível no Centro Cultural Português em Maputo até 4 de Junho.
José Saramago (1922-2010) foi um importante escritor português. Destacou-se como romancista, teatrólogo, poeta e contista. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura e o Prémio Camões.
José Saramago nasceu em Azinhaga de Ribatejo, no concelho de Golegã, distrito de Santarém, Portugal, no dia 16 de Novembro de 1922.