Uma delegação composta por 73 pessoas despediu-se na passada segunda-feira do ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, rumo aos Jogos da AUSC, na Namíbia, para atletas de Sub-19.
É a menor delegação do país em competições regionais deste escalão, que tem uma quota para levar 101 elementos, mas, devido a questões financeiras, viu reduzido o número.
Dos 73 membros da delegação, 51 são atletas, que desfilarão nas modalidades de basquetebol, atletismo convencional e adaptado, voleibol de sala e praia, boxe, natação, ténis, karate, special olimpic (desporto para pessoas com deficiência intelectual). O futebol, por albergar maior número de atletas e ter mais possibilidades de eventos internacionais, ficou de fora.
Na hora da despedida, Caifadine Manasse pediu aos membros da delegação para que cultivem a humildade, amizade e irmandade, na Namíbia. “Para além de irem competir, estarão também a representar a nossa Bandeira, o nosso Povo, por isso cultivem a humildade, amizade e irmandade na diversidade cultural e desportiva em que estarão inseridos”, disse
Os jogos da AUSC, ou Jogos do Conselho Superior do Desporto da União Africana, são um evento multidesportivo regional promovido pela União Africana, especificamente na Região 5, que engloba vários países do sul de África, como Moçambique, Angola, Botswana, entre outros. Estes jogos visam utilizar o desporto como ferramenta para promover o desenvolvimento, a integração regional e o intercâmbio cultural entre os jovens da região.
A prova disputa-se de 4 a 14 de Julho corrente.