O País – A verdade como notícia

CAF vai sancionar federações incumpridoras do processo de licenciamento de clubes

Foto: Jornal de Angola

As federações da África Austral incumpridoras da implementação do processo de licenciamento de clubes serão sancionadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF). O aviso é do responsável pelo futebol profissional da entidade reitora da modalidade, Muhammad Sidat, citado pelo Jornal de Angola.

O dirigente, que falava durante o 4.º “workshop” sobre o licenciamento de clubes da CAF, evento realizado em Lubango, Angola, afirmou que já iniciou uma série de seminários na Tunísia e no Benim para os países francófonos e na Tanzânia para os anglófonos.

Adiantou que esta iniciativa fechou em Angola, até porque é um dos países lusófonos onde foram convidadas as restantes federações anglófonas e os lusófonos para a capacitação dos utilizadores da nova plataforma “online” de licenciamento de clubes da CAF, escreve a publicação angolana.

“Esta plataforma”, realçou, “é para implementação imediata”. Revelou que, a partir deste momento, os clubes qualificados para participarem nas competições africanas terão que fazer o seu processo de licenciamento “online”.

“Mas não é só para as competições africanas. Também haverá uma obrigação para a implementação nas competições nacionais, no mínimo, nos principais campeonatos da elite masculina”, anunciou.

Muhammad Sidat apontou que, no caso específico de Angola, em relação ao Girabola, haverá essa obrigação. “A não implementação por parte das federações, a CAF poderá sancionar”, alertou. Revelou que depois das sessões internacionais, que decorrem até quarta-feira, se realiza, na sexta-feira, um “workshop” específico para os clubes da I e II divisão nacional.

Sidat informou que Angola foi o quarto país em África a ter uma sessão directa com os seus clubes, considerando isso um benefício, pois vai permitir estarem mais preparados para utilizarem a plataforma “online” de licenciamento de clubes da CAF.

“Angola foi o quarto dos 54 países. Penso que é um ganho para o país. Depois iremos passar por uma fase mais prática de implementação, onde os clubes terão mesmo que aderir”, preveniu, pois se trata de um sistema obrigatório com a implementação já na época 2023-2024.

Reconheceu existirem dificuldades no sentido de os clubes aderirem, mas “vamos trazer a nova dinâmica ou visão com os novos regulamentos que foram implementados”, garantiu.

FAF ENALTECE A INICIATIVA

O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida, destacou que a implementação do sistema de licenciamento de clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF) vai impulsionar o desenvolvimento da modalidade em Angola e no continente.

O dirigente sublinhou que o processo é um grande passo em África e vai permitir alcançar, com maior rapidez e eficácia, a profissionalização das competições e dos clubes a todos os níveis.

“Pensamos ser de capital importância o sistema de licenciamento de clubes que foi aprovado e entrou em vigor na CAF em 2012, especificamente vinculado à competição interclubes masculino”, destacou.

Artur de Almeida aclarou que, passados 11 anos desde a sua criação, o projecto é hoje uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e profissionalização do futebol nas competições de clubes do órgão reitor da modalidade em África.

“Com base na nova visão estratégica da CAF, que visa as federações implementarem o processo de licenciamento dos clubes nas competições continentais em masculinos e femininos, bem como nas provas nacionais de acordo com os requisitos, é um passo digno de registo”, enalteceu.

Artur de Almeida reconheceu que Angola tem um novo quadro regulamentar para o sistema de licenciamento de clubes na CAF, que entrou em vigor em 2022, e dá maior ênfase à profissionalização das estruturas dos clubes do continente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos