A Inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF) deu um prazo de 20 dias à Federação Moçambicana de Futebol, a contar de segunda-feira, 12 de Setembro, para concluir as obras da Arena de Vilankulo, palco do Campeonato Africano de futebol de praia. Caso o país não conclua as obras, a CAF poderá atribuir a organização do “Africano” de futebol de praia à África do Sul.
A equipa multidisciplinar de inspectores da CAF, que, entre segunda e terça-feira, fez um trabalho de verificação do ponto de situação do nível organizacional, ficou a saber no terreno que as obras estão a 70%.
Para já, foram concluídos o campo principal de jogos, balneários e montadas áreas de funcionamento de serviços, segundo a Rádio Moçambique.
Ontem, dia 13 de Setembro, Samson Adamo, Director de Competições, inspeccionou os locais de acomodação das seleções nacionais, árbitros e oficiais.
Neste momento, falta concluir a montagem de bancadas, além da construção da zona de acesso aos atletas, público e convidados VIP.
Durante a inspecção, a equipa liderada por Samson Adamo mandou corrigir as balizas, ou seja, trocar as de metal montadas por outras de fibra.
Se o Comité Organizador do Campeonato Africano de Futebol de Praia não concluir o processo, a Confederação Africana de Futebol poderá retirar ao país a organização da prova e atribuí-la à África do Sul.
A bola está, agora, do lado da Federação Moçambicana de Futebol que deverá, até 30 de Setembro, concluir as obras.
A missão de inspecção da Confederação Africana de Futebol deverá voltar a Vilankulo, palco do “Africano”, no próximo dia 1 de Outubro para fazer a inspecção final.
Esta foi a terceira visita da “CAF” a Vilankulos, depois de ter ido em fins de Maio e Junho.
Em entrevista à Rádio Moçambique, o presidente da FMF, Feizal Sidat, assegurou que “vamos fazer o esforço para que, até à data, tenhamos isto concluído”.
Lembre-se que os trabalhos começaram a 8 de Abril, e grande parte da atenção do Governo, empresários e agentes desportivos está agora voltada para o andamento, com especial destaque para a construção da Arena de Vilanculos, com capacidade para 1200 espectadores, onde os jogadores vão demonstrar o seu talento.