O País – A verdade como notícia

CAF aprova Estádio do Zimpeto para jogos dos Mambas  

A Confederação Africana de Futebol (CAF), aprovou o Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) para acolher os Mambas nos jogos de qualificação ao mundial do Qatar, em 2022.

Por duas vezes o Estádio Nacional do Zimpeto foi reprovado para acolher os jogos sob a égide da CAF e da FIFA, por não reunir padrões internacionais, nomeadamente nos espaços das bancadas, lavabos e no próprio relvado.

Numa primeira tentativa, a Federação Moçambicana de Futebol enviou um relatório preliminar e o campo foi aprovado para os jogos de qualificação ao CAN dos Camarões, tendo acolhido os jogos frente aos leões indomáveis e Tubarões Azuis.

Entretanto, os trabalhos de melhoria, em recomendação da CAF, seguiram seu rumo, com a colocação de barreiras de separação entre os espaços VIP e dos espectadores, para além de melhorias de grande parte da infra-estrutura. Nos últimos tempos, foram colocados torniquetes que vão permitir contar o número de espectadores e retoques no relvado.

Com os trabalhos concluídos, a FMF enviou um relatório à CAF, com suporte em evidências de vídeo e fotos, em resposta ao estabelecido na Circular de 1 de Abril de 2021, tendo merecido a aprovação do órgão reitor do futebol africano.

Assim, os Mambas poderão receber os seus adversários do grupo “D”, de qualificação ao mundial do Qatar, no Estádio Nacional do Zimpeto, a começar pela Costa do Marfim, entre 5 e 8 de Junho.

Ainda em casa, o combinado nacional vai receber Camarões entre 5 e 7 de Setembro, terminando a participação caseira na última jornada diante do Malawi, entre 10 e 12 de Outubro.

Do calendário dos Mambas, consta ainda os jogos fora de portas, diante do Malawi, entre 11 e 14 de Junho, para a segunda jornada, e frente aos Camarões, entre 1 e 4 de Setembro, para a terceira jornada. Já na segunda volta, os Mambas têm apenas uma saída, para Costa do Marfim, entre 6 e 9 de Outubro, para a quinta jornada.

Nas redes sociais da Federação Moçambicana de Futebol, a direcção de Feizal Sidat agradece a Secretaria de Estado de Desporto pelo trabalho conjunto iniciado no ano passado, com várias intervenções e melhorias que colocam o ENZ mais próximo de reunir todos os requisitos estabelecidos pela CAF.

Moçambique figura, assim, numa lista de 56 países e um total de 74 estádios aprovados pela CAF para esta fase.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos