Os cabeças-de-lista dos três partidos que concorrem para governar a autarquia de Marromeu já votaram. Cada um deles acredita que vencerá o escrutínio, que se repete hoje, em todo o município devido a irregularidades detectadas a 11 de Outubro.
O cabeça-de-lista da Frelimo, Alberto Tangue, actual presidente do município de Marromeu, que votou na escola primária Julius Nyerere, disse esperar que o processo corra sem sobressaltos. “Não sei porque o CC anulou as eleições do dia 11 de Outubro, que venci de forma expressiva. Acredito que, pelo trabalho já efectuado, voltarei a vencer e apelo aos eleitores para se manterem calmos e esperarem os resultados da votação em casa.”
Já o cabeça-de-lista do MDM, João Germano, que já governou o município de Marromeu quando era membro da Renamo, acredita igualmente que vencerá as eleições e exorta os órgãos eleitorais e, de forma particular, os MMV a contribuírem de forma exemplar, por eleições justas, transparentes e livres. “Não podem ser árbitros e jogadores ao mesmo tempo, escamoteando a verdade dos eleitores. Deixem que a vontade popular expressa nas mesas contribua para o bem-estar dos munícipes.”
Por sua vez, o cabeça-de-lista da Renamo, Eusébio Mendoso, que votou na escola 4 de Outubro, começou por se mostrar preocupado com irregularidades que marcaram o arranque do processo. “Este processo está a ser caracterizado por violações da lei, com alguns MV a entregarem mais de um boletim aos eleitores, e estes a votarem na Frelimo. Estamos atentos, por isso estão todos a ser neutralizados. Apelamos aos órgãos eleitorais para deixarem que o processo de repetição das eleições decorra normalmente e que a vontade do povo de Marromeu… o desejo dos mesmos seja expresso nas urnas. Queremos um processo calmo, sem interferência da Polícia.”