Representantes do Governo, Magistrados e Parceiros, discutem nesta sexta-feira, em seminário sobre o combate ao tráfico de pessoas, dirigido pela Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili.
Buchili disse que os traficantes estão a usar novos métodos, como as redes sociais, por exemplo, daí a urgência em rever a lei que está em vigor há dez anos e apela maior envolvimento das famílias e da sociedade para o combate ao tráfico de pessoas. A Procuradora-Geral da República também usou a ocasião para apelar a aprovação do Plano Nacional de Prevenção e Combate do Tráfico de Pessoas.
O seminário alusivo ao dia 30 de Julho, Dia Mundial da luta contra o tráfico de pessoas contou com a presença do ministro da Justiça, Joaquim Veríssimo, que destacou a necessidade de investir na capacitação.
Por sua vez, a Save The Children reclamou o facto do número de casos que chegam ao tribunal serem reduzidos ao número de casos suspeitos.
O tráfico de pessoas é actualmente um dos crimes mais lucrativos, que só perde para o tráfico de drogas e de armas. Moçambique é considerado um país de origem, trânsito e as vezes de destino de homens, mulheres e crianças traficadas.