O País – A verdade como notícia

Bruno ajuda Desportivo Chaves a regressar à I Liga portuguesa

Fotos: Chaves

Bruno Langa é o jogador de destaque neste fim-de-semana, dos jogadores moçambicanos que actuam fora de portas.

O internacional moçambicano esteve em evidência no Desportivo de Chaves nos dois jogos do play-off de acesso à primeira liga do futebol português, diante do Moreirense. O titular indiscutível na equipa flaviense, Bruno Langa, é o esteio da defensiva.

Com ajuda do moçambicano, o Desportivo de Chaves venceu o play-off por 2-1, apesar de ter perdido por um golo, na noite do último domingo, em casa do Moreirense, e regressa à primeira divisão de Portugal três anos após a descida.

A vantagem conseguida em Chaves por 2-0 foi determinante para esta subida ao escalão maior do futebol português.

Treinado por Sá Pinto, o Moreirense desce, assim, à II Liga, depois de uma época esforçada na I Liga, na qual andou, praticamente, nos últimos lugares da tabela, depois de muitos anos consecutivos no principal escalão.

Em Moreira de Cónegos, acabou por ser Paulinho a marcar, aos 25 minutos, o golo da equipa da casa, mas não foi suficiente para superar a formação transmontana.

Os flavienses, terceiros na II Liga 2021/22, vão cumprir, na próxima temporada, a 17.ª presença entre os “grandes”, e primeira desde 2018/19.

Bruno Langa tem mais dois anos de contrato com o Desportivo de Chaves e, certamente, uma aposta dos flavienses para a lateral esquerda na próxima temporada.

Sem descanso, Bruno Langa partiu na noite passada para se juntar aos Mambas em Joanesburgo, onde preparam o embate da próxima quinta-feira diante do Ruanda, para o arranque da fase de grupos de qualificação ao CAN da Costa do Marfim, em 2023.

 

JOGADORES DE FORMAÇÃO BRILHAM EM PORTUGAL

Com os principais campeonatos da Europa terminados no passado fim-de-semana, a formação continua a movimentar os seus jogadores. É o caso da equipa sub-21 do Estrela de Amadora, que conta com dois moçambicanos, nomeadamente, Zidane Sidat e Raimundo Duarte.

Zidane Sidat foi titular e marcou dois na goleada da sua equipa diante do Casalinhense, enquanto Raimundo Duarte, jovem guarda-redes, foi poupado e esteve no banco de suplentes.

Gaby Pinho foi suplente utilizado na vitória da sua equipa, o Moura Atlético Clube, diante do ACD Penedo Gordo, para os campeonatos distritais.

Francisco Simbine, também conhecido por Bonera, e Amâncio Canhemba, carinhosamente chamado por Neymar, tiveram sortes diferentes na equipa B do Marítimo, no embate diante do Vilaverdense.

“Neymar” Canhemba foi titular, mas não conseguiu ajudar a equipa que terminou com nulo a prevalecer, enquanto Bonera não foi convocado para o jogo.

Por seu turno, Celton Jamisse e Dércio Augusto foram titulares na pesada derrota da sua equipa, o Leixões B, por 4-1, diante do Pastelaria.

Finalmente, está Luís Miquissone, que, por lesão, tem estado a falhar jogos do Al Ahly do Egipto, para além dos jogos dos Mambas. Com seis semanas de paragem, o internacional moçambicano falhou, inclusive, a final da Liga dos Campeões Africanos, disputada esta segunda-feira, diante do Wydad Casablanca de Marrocos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos