Milhares de brasileiros saíram às ruas, ontem, para manifestar contra a condenação do antigo presidente Luís Inácio Lula da Silva, escreve a imprensa brasileira. O acto também pedia eleições directas para a Presidência da República.
Em São Paulo, a manifestação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores e também pedia eleições diretas para a Presidência da República e era contra a implementação da reforma trabalhista.
Além da Central Única dos Trabalhadores, participaram do acto diversas entidades sociais e sindicais, como a Frente Povo Sem Medo, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, os sindicatos dos Professores da Rede Estadual e da Municipal e partidos de esquerda. Lula da Silva também se fez presente e voltou a se defender das acusações a que responde na justiça.
O ex-presidente é acusado de receber o apartamento da construtora OAS como propina por contratos na Petrobras. Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo da Lava Jato. A Central Única dos Trabalhadores também convocou protesto em outras cidades do país.