O Brasil registou esta terça-feira, o primeiro caso de Coronavírus, passando assim a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado.
O teste, realizado no Hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, ao homem 61 anos deu positivo, escreve a Folha de São Paulo.
O homem esteve recentemente de férias em Itália, entre 9 a 21 de Fevereiro, mais precisamente na região da Lombardia, na mesma altura em que os casos no país começaram a aumentar. Com os resultados preliminares feitos na unidade de saúde, o hospital enviou a amostra para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova.
Segundo autoridades de saúde daquele país, a vítima tem apenas sintomas leves da doença, como tosse, e encontra-se em isolamento domiciliário.
“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internamento, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, afirma o hospital numa nota citada pelo jornal.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária solicitou à companhia aérea que trouxe o cidadão infectado para o país a lista de passageiros do voo.
A Secretaria Estadual de Saúde brasileira está a monitorizar outros dois casos suspeitos de coronavírus na cidade de São Paulo e um terceiro caso no interior do estado, em Bauru. Até agora, São Paulo descartou 26 suspeitos de Coronavírus.
O balanço provisório da epidemia do coronavírus é de pelo menos 2.763 mortos e cerca de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios. Dos infetados, quase 30 mil recuperaram.