O Brasil está em alerta devido ao alastramento de um surto do vírus Influenza H3N2. A gripe, diferente da COVID-19, mas com alguns sintomas semelhantes, já levou pacientes à morte em cinco Estados.
Os surtos de gripe causados pelo vírus influenza A H3N2 estão a expalhar-se pelo Brasil e já atingem pelo menos dez estados. Em cinco – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná – foram registradas mortes pela doença, escreve o portal Exame.
Há registo de óbitos pelo influenza também em Alagoas, mas ainda não se sabe o subtipo do vírus. Especialistas relacionam a alta de casos à baixa cobertura da vacina contra a gripe este ano, por causa da pandemia da COVID-19. A alta da doença também foi registada em São Paulo, Pará, Amazonas e Rondônia.
O Estado de São Paulo registou mais de 50 óbitos por influenza de Janeiro até 10 de Dezembro deste ano, segundo a Secretaria da Saúde do Estado. No total, houve 665 casos da síndrome respiratória aguda grave por influenza. No ano passado todo, houve 713 casos e 54 mortes.
Embora diferente do novo Coronavirus, a gripe influenza apresenta sintomas parecidos com os da COVID-19 e a transmissão ocorre da mesma forma. Os principais sintomas são febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e na cabeça, calafrios e secreção nasal excessiva.
O H3N2 da influenza não é um vírus novo. Ele foi identificado em 1968, quando provocou uma epidemia chamada Influenza de Hong Kong.