O País – A verdade como notícia

Brasil elege presidente na segunda volta

Na segunda volta das eleições Presidenciais 147 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher 14 governadores regionais e o novo Presidente, numa disputa de dois candidatos, neste Domingo.

Jair Bolsonaro candidato da estrema direita tem uma ampla vantagem sobre o candidato da esquerda Ferando Haddad. A BBC News cita a Pesquisa da Datafolha em que mostra Bolsonaro com 55% e Haddad com 45% na véspera das eleições.

A linha que separa os dois candidatos está ligada a questões de violência que o Brasil tem vivido, enquanto Bolsonaro promete preencher o seu gabinete com generais e o porte livre das armas, Haddad diz que vai melhorar o controlo de armas e garantir que o movimento de armas seja melhor rastreado.

Embora os brasileiros estejam preocupados com a violência crescente, e haja uma grande crítica pública em relação aos discursos ”belicistas” do candidato da extrema-direita, na sua maioria acredita que a estratégia de Bolsonaro possa funcionar.

Segundo a BBC News, para muitos brasileiros, combater a violência é a prioridade número um e Bolsonaro colocou o combate ao crime no centro da sua campanha.

No ano passado, houve um recorde de 63.880 assassinatos no Brasil, e os cidadãos brasileiros dizem que a violência saiu do controle.

No atual cenário ganham importância os eleitores que ainda não decidiram seu candidato ou pretendem anular o voto – 14% dos votantes, que podem reverter a situação, caso votem em Haddad, que acredita no controlo das armas de forma estratégica.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos