Há cada vez mais violência no Brasil. De acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, só no ano passado, 175 pessoas eram mortas por dia.
O Brasil é um dos países menos seguros do mundo, é o que mostram os dados divulgados no Atlas da Violência 2018, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, baseados nos relatórios das autoridades, a nível estadual e Federal, em todos os estados.
Em 2017, a taxa de mortes violentas ultrapassou os 30 mortos por 100 mil habitantes no Brasil, no que se traduz num aumento de 3% em relação a 2016. Aumentaram também as mortes às mãos da polícia, com 5,144 casos no ano passado, ou seja, 14 vítimas por dia, o que significa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Houve um aumento do número de violações, com mais de 60 mil casos registados em 2017, ou seja, mais 8% do que em 2016.
De acordo com dados do Banco Mundial em 2015, o Brasil é um dos países mais violentos do Planeta, apenas superado por cinco Estados, como El Salvador, Honduras, Venezuela, Trindade e Tobago, mas também pela África do Sul. Com o agravar da crise política e económica no Brasil, a segurança tornou-se num tema prioritário para eleições deste ano.