O Ministério da Saúde e Bem-estar do Botswana anunciou, hoje, a descoberta de uma nova variante da COVID-19. A nova variante foi detectada em quatro pessoas.
Chama-se Omicron BA.4 e BA.5. A informação sobre a sua descoberta é avançada pelo ministério da saúde e bem-estar do Botswana, neste comunicado de imprensa, em que a instituição diz que:
As mutações que foram detectadas, até agora, em quatro pessoas em Botsuana, foram observadas como uma nova sub-linhagem da variante Omicron.
Os quatro infectados são residentes e não residentes tsuanas, com idades compreendidas entre os 30 e 50 anos, sendo dois não residentes com histórico recente de viagens.
Devido a esse histórico de viagem reportado pelos infectados, o ministério da saúde não tem ainda clareza sobre a origem das infecções.
As autoridades da saúde do Botswana dizem que as quatros pessoas infectadas já tinham recebido a dosagem completa da vacina contra a COVID-19 e, neste momento, estão sob observação médica para a colecta de mais informações sobre o impacto potencial na disseminação e gravidade da estirpe.
Apesar da descoberta, ainda não se sabe se a nova variante é ou não mais mortífera ou transmissível que a Omicron.
O Ministério da Saúde do Botswana diz que, neste momento, aguarda orientações da Organização Mundial da Saúde para tomar os passos subsequentes.
A nova variante, Omicron BA.4 e BA.5, é anunciada cinco meses após a África do Sul ter anunciado a existência da variante Omicron.