O País – A verdade como notícia

Bola ao ar… alta competição na ordem do dia

Foto: O País

Arranca, sexta-feira, o Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo, em seniores femininos, prova que vai movimentar seis equipas. Duelo entre Costa do Sol e A Politécnica no centro das atenções.

Na segunda semana de Junho, a alta competição volta aos pavilhões da capital do país para a satisfação do  Ferroviário de Maputo e Costa do Sol,  representantes de Moçambique na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, uma prova a realizar-se em Dezembro próximo.

Campeãs e vice-campeãs nacionais vão precisar, até lá, de jogos para que os seus activos ganhem ritmo competitivo!

Tradicional, o Torneio de Abertura é a prova que dá o pontapé de saída da temporada 2022. E será  precisamente  no reabilitado campo do Ferroviário de Maputo que a bola vai ao ar pela primeira vez, nesta competição.

O duelo entre “locomotivas” (equipas A e B) está agendado para às 16h30, sendo certo que os dois conjuntos vão apresentar-se com atletas maioritariamente do escalão de juniores, campeãs nacionais em título.

Perspectiva-se um jogo apenas, e apenas mesmo, para o arranque da temporada, porquanto as atletas principais deverão entrar em cena numa fase mais adiantada da prova. Sábado há mais partidas. No prosseguimento da 1ª jornada, Desportivo Maputo e Lazio medem forças, às 15h00, em jogo agendado para o pavilhão D’A Politécnica.

Renovado, o Desportivo Maputo de Deolinda Carmen Ngulela terá pela frente um conjunto (Lazio) que está a colher os frutos de um trabalho notável nos escalões de formação. Duas equipas sem ambições de conquistar o título, e ao mesmo tempo, duas equipas com perspectivas de moldar atletas para o futuro.

Duas horas depois, ou seja, às 17h00, o campeão nacional, Costa do Sol, joga com a A Politécnica, na partida mais importante desta jornada.

O Costa do Sol, de Leonel “Mabê” Manhique, tem  na mira  uma temporada ganhadora, tal como a passada, na qual “papou” todos os títulos. Sem grande musculatura financeira e, causa-efeito,  aventuras na contratação de atletas, a A Politécnica continua a privilegiar a “prata” da casa para atacar todas as provas em que estará envolvida. O Maxaquene fica de fora na 1ª jornada do Torneio de Abertura devido ao número ímpar de equipas. A prova será disputada num sistema de todos contra todos numa única volta, seguindo-se as meias-finais e final.

 

SENIORES MASCULINOS SÓ PARA A SEMANA

Com um total de 12 equipas, o Torneio de Abertura de seniores masculinos terá duas séries de seis formações cada. Assim sendo, na série “A”, estão inseridas as equipas do Bravos do Norte, A Politécnica, Ferroviário A, Maxaquene B e Costa do Sol. Já na série B, temos o Maxaquene A, Desportivo, Atlético, Águias Especiais, Aeroporto e Ferroviário B.

Na jornada de estreia, a contar para a série “A”, o Ferroviário de Maputo bate-se com o Maxaquene B, enquanto a Universidade Pedagógica terá pela frente o Costa do Sol.  Por sua vez, Bravos do Norte travam argumentos com a A Politécnica. Na série “B”, teremos o seguinte emparelhamento de partidas: Aeroporto vs Ferroviário B; Atlético vs Águias Especiais; e o Desportivo vs Maxaquene, outrora duelo de grandes emoções entre os dois históricos.

 

FORMAÇÃO: VERDE E BRANCO CONTINUARÃO A COLORIR PAVILHÕES?

Só deu Ferroviário de Maputo na 2.ª jornada do Torneio de Abertura dos escalões de formação, com as equipas “locomotivas” a estarem cem por cento vitoriosas.

Nos juniores masculinos, os “locomotivas” da capital derrotaram a  A Politécnica por falta de comparência, enquanto, nos juniores femininos, houve registo de uma vitória diante do Desportivo Maputo, por 39-26.

Na categoria de juvenis masculinos, Ferroviário de Maputo superiorizou-se ao Desportivo Maputo  com os “locomotivas” a vencerem por 54-37. Já em juvenis femininos, Ferroviário de Maputo bateu a Lazio por dez pontos: 29-19. Finalmente, na categorias de iniciados masculinos e femininos,  as equipas do Ferroviário de Maputo venceram o Desportivo Maputo por 40-18 e 31-11, respectivamente.

Sábado, no campo do Ferroviário de Maputo, Desportivo Maputo defronta o Costa do Sol na categoria de juvenis masculinos, em jogo inserido na 3ª jornada do Torneio de Abertura. No pavilhão do Maxaquene, terão lugar três partidas.

Às 13h00, Maxaquene joga com a Lazio numa partida inserida  na 3ª jornada do Torneio de Abertura ao nível dos juvenis femininos. Por sua vez, o Maxaquene terá pela frente o Ferroviário, às 15h00, na categoria de juvenis masculinos.

A fechar a ronda, às 17h00, Maxaquene tem encontro marcado com Lazio numa partida de juniores masculinos inserida na 3ª jornada do Torneio de Abertura.

No campo do Ferroviário, domingo, às 8h00, Ferroviário B bate-se com Costa do Sol (iniciados masculinos), sendo que, uma hora depois, as mesmas formações jogam entre si no escalão de iniciados femininos. Às 11h00, a contar para a categoria de juniores masculinos, Ferroviário bate-se com o Costa do Sol.

Ainda no domingo, às 8h00, no pavilhão anexo do Desportivo, a equipa da casa faz “sala” à Bela Rosa, em iniciados femininos. Já em iniciados masculinos, em desafio marcado para às 9h30, Desportivo bate-se com o Ferroviário.

No Pavilhão do Maxaquene, às 8h00, as “tricolores” fazem as honras da casa da Bela Rosa, em iniciados femininos. Temos ainda os jogos Maxaquene vs Bela Rosa em iniciados femininos (10h00) e Maxaquene vs A Politécnica (11h00) na categoria de juniores masculinos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos