O seleccionador nacional de futebol de praia, Abineiro Ussaca, e o avançado internacional moçambicano, Nelson, partem esta sexta-feira com destino a Portugal, onde vão juntar-se à formação do Marselha, que vai disputar o Euro Winners, uma espécie de Liga dos Campeões Europeus ao nível do futebol de praia.
Os dois moçambicanos partem com convicção de tudo fazerem para ajudar o Marselha da França a alcançar os objectivos que traçou para esta competição, bem como responder às expectativas dos franceses na aposta que fizeram no técnico e no avançado.
A viagem, que inicialmente estava prevista para esta quinta-feira, foi adiada devido a questões de voos de Maputo para Lisboa e, só sexta-feira, os dois moçambicanos vão partir para representarem os franceses do Marselha BT.
Abineiro Ussaca confirmou que o convite é antigo e derivou do sucesso alcançado no CAN, no Mundial e no torneio Cosafa. “É um convite que veio já há bastante tempo, digamos que acabou por se oficializar de forma mais directa após o Cosafa”, confirmou, salientando o papel do seleccionador das Comores na prossecução deste desiderato.
“Este convite veio porque uma das pessoas que têm estado sempre ligadas ao projecto e fala directamente comigo é o seleccionador das Comores, e, por coincidência, voltamos a estar juntos na África do Sul, onde estivemos na mesma série e voltamos a jogar mais uma vez, depois de termos jogado no CAN. Então, após o jogo, voltou a abordar a questão comigo, assim como trocávamos e-mail, o que até agora fazemos”, confirmou Ussaca, em entrevista à Federação Moçambicana de Futebol.
Aliás, segundo Abineiro Ussaca, “o Marselha queria que eu estivesse lá há bastante tempo, mas eu já disse e continuo a dizer que não estou preparado para estas aventuras, porque acredito que tenha ainda muito mais por aprender. Devo muito a este país e quero trazer alegria”.
Esta oportunidade de treinar uma equipa profissional de futebol de praia da Europa e poder disputar uma das maiores competições de clubes do mundo, a Euro Winners, é um conforto para Abineiro ussaca, que pretende adquirir mais experiência e potenciar-se ainda mais, para ser uma mais-valia para o desenvolvimento da modalidade no país.
“É mais uma experiência que vamos adquirir e vamos trazer para o país, e esperamos que, dentro em breve, quando voltarmos, possamos trazer mais alegria ao país e dignificá-la da melhor forma possível”, disse Ussaca à FMF.
Entretanto, tal como disse que não estava preparado para esta aventura, o seleccionador nacional assume que tem muito ainda por dar ao país, até porque, conforme disse, “devo a este país alguma coisa, que é continuar a dar o meu melhor e transmitir um pouco de experiência para todos os fazedores do futebol, em especial de praia”.
DE MALAS AVIADAS E NA COMPANHIA DE NELSON
Abineiro Ussaca diz que está de malas aviadas “porque as coisas estão muito bem avançadas” e que a única coisa que falta é “recebermos os passaportes com os vistos já submetidos ao consulado português”.
Visto para Portugal porque o seleccionador nacional e o avançado Nelson vão juntar-se ao Marselha, em Nazaré, local que vai acolher a competição de 5 a 12 de Junho. “Daqui vamos para lá e de lá voltamos para Moçambique. Então podemos dizer que estamos mais com um pé para França do que um pé para Moçambique porque tudo está acautelado”, referiu Ussaca.
Para esta aventura, o seleccionador leva consigo aquele que considera o melhor jogador do país. “Não vou sozinho, vou com Nelson, porque quem trabalha merece uma oportunidade e, para mim ele, é um dos melhores avançados que nós temos”, revela o motivo de levar consigo o jovem avançado, melhor jogador e marcador do CAN e do Cosafa.
O Marselha está inserido no grupo A do Euro Winners, juntamente com o Sótão de Portugal, Levante, da Espanha e Vamos Braine Le Château, da Bélgica. O Euro Winners, que terá lugar em Nazaré, Portugal, é disputado por 32 equipas divididas em 8 grupos de quatro cada.
Qualificam-se aos dezasseis-avos-de-final os dois primeiros classificados de cada grupo. Portugal faz-se representar, para além do Sótão, pelo Sporting de Braga, Sporting Clube de Portugal e Loures, todos qualificados via Campeonato de Elite.