O País – A verdade como notícia

BM emite Bilhetes de Tesouro pelo segundo mês consecutivo

Depois de em Agosto ter feito o mesmo, o Banco de Moçambique voltou a emitir os Bilhetes de Tesouro (BT) para financiar as despesas do Estado.

Em comunicado no site oficial do Banco de Moçambique (BM), a instituição informa que irá efectuar a colocação dos títulos da dívida pública, ou seja, Bilhetes do Tesouro em leilão do tipo B, dirigido às Instituições Financeiras Não Monetárias.

É pelo segundo mês consecutivo que o BM emite os BT’s para financiar o défice das contas públicas, num contexto em que os doadores externos congelaram os fundos para o Orçamento do Estado (OE), desde Abril de 2016 devido as chamadas “dívidas ocultas”.

O leilão, segundo o Banco Central, é dirigido às chamadas instituições financeiras não monetárias, nomeadamente, sociedades financeiras de corretagem, sociedades corretoras, sociedades gestoras de fundos de pensões, sociedades gestoras de fundos de investimento e empresas seguradoras.

Vale lembrar, que a emissão deste tipo de títulos da dívida pública é muito criticada pelos analistas económicos, que defendem o abandono desta prática, atendendo a actual situação de insustentabilidade económica que o país atravessa.

Com esta prática, limita-se a possibilidade de redução das taxas de juro, encarece o custo para as empresas e as famílias que já tem créditos com a banca e as tendências especulativas do sistema financeiro aumentam.

O Banco de Moçambique ao emitir os Bilhetes de Tesouro, o Governo absorve os recursos do sector financeiro que poderiam ser usados para financiar as Pequenas e Médias Empresas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos