A Associação Black Bulls recebe, este sábado, o Matchedje de Mocuba, em partida da nona jornada do Moçambola. Os touros pediram a antecipação do jogo, devido à sua participação nas Afrotaças.
Na antecâmara das Afrotaças, em que, segundo ditou o sorteio, a formação moçambicana vai defrontar, na primeira eliminatória de acesso à fase de grupos, o Petro Atlético de Luanda, os “touros” têm pela frente o Matchedje de Mocuba, no Moçambola.
A partida entre os dois conjuntos ocorre num contexto diferente, em que as outras equipas só retomarão o Moçambola na próxima semana, observando, desta feita, a paragem definida pela Liga Moçambicana de Futebol para dar lugar aos compromissos da selecção.
Para evitar possíveis choques no campeonato doméstico, devido à sua participação nas Afrotaças, a Associação Black Bulls pediu à Liga Moçambicana de Futebol que a partida frente ao Matchedje de Mocuba fosse antecipada.
Nesse sentido, observando a pertinência do pedido, o organismo responsável pela gestão da maior prova futebolística nacional anuiu o pedido.
Os treinados do português Inácio Soares partem para esta partida como favoritos, na medida em que ocupam, neste momento, a segunda posição na tabela classificativa com 18 pontos, os mesmos que o Costa do Sol, na terceira posição, aliado ao desnível competitivo entre as duas formações.
Ainda que tenha tido um arranque algo titubeante no Moçambola, a espaços, os “touros” têm dado muito boa conta de si, olhando para os últimos resultados registados pela equipa de Tchumene. A Black Bulls vai tentar, nesta partida, manter a senda vitoriosa que vem registando de uns jogos a esta parte.
Uma vitória nesta partida coloca a Black Bulls a quatro pontos da líder União Desportiva de Songo, que ocupa a primeira posição, com 25 pontos.
Se por um lado a Black Bulls tem registado bons resultados, por outro, já não se pode dizer o mesmo em relação à turma do Matchedje de Mocuba, equipa que, disputadas nove jornadas, ainda não encontrou o caminho certo das vitórias.
Os únicos representantes da província da Zambézia na maior montra do futebol moçambicano ocupam a última posição na tabela classificativa, com míseros três pontos, resultantes de três empates.
Apesar do momento menos bom, a turma orientada pelo decano Nacir Armando arrancou, a escopo e martelo na nona jornada, um precioso empate sem abertura de contagem diante do colosso Ferroviário de Maputo.