O País – A verdade como notícia

Benjamim Pedro João organiza antologia de contos com autores emergentes

Escritores emergentes de Moçambique é o título da antologia de contos que reúne textos de 10 autores. Organizada pelo escritor Benjamim Pedro João, a obra literária pretende promover os textos dos que não têm possibilidade de publicar um livro.

Ao fim de quatro anos, finalmente, Benjamim Pedro João irá lançar a antologia de contos Escritores emergentes de Moçambique. A obra literária é constituída por 118 páginas e reúne textos de 10 autores. Entre eles, Miguel Ouana, Domingos do Rosário Artur, David Bene, Justino Monjane, Egas Viegas e Rachid Sulemane.

Para o organizador da antologia, Benjamim Pedro João, esta é uma forma de contribuir para criar possibilidades de os autores emergentes exporem a sua criatividade. “Eu achei melhor juntar os autores porque, muitos deles, encontram-se a viver fora de Maputo, sem oportunidades de publicar os seus próprios textos”, afirmou o escritor organizador da antologia.

Ao inspirar-se na difícil condição dos autores ainda emergentes, Benjamim Pedro João assume um objectivo claro: “Promover a literatura moçambicana. Hoje temos falado de descentralização e, pessoalmente, acho muito bom diversificarmos a edição literária e explorar a criatividade de todos aqueles autores talentosos, mas nunca foram editados em livro”, reforçou.

A obra literária Escritores emergentes de Moçambique, essencialmente, reúne contos fantásticos e de origem tradicional, explorando a riqueza da oralidade de vários grupos etnolinguísticos moçambicanos.

Ainda sem data definida, a cerimónia de lançamento da antologia edita pela Tarymba irá acontecer na Cidade de Chimoio.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos