O Primeiro Secretário da Frelimo na província de Tete, Fernando Bemane, afirma que os combatentes da luta de libertação nacional são fonte de inspiração, porque libertaram Moçambique das mãos do colonialismo português após 500 anos de opressão, escreve a AIM.
“As nossas actividades devem estar no centro das atenções dos combatentes, porque foram eles que trouxeram a independência para o povo moçambicano”, disse Bemane, na abertura da II Sessão Ordinária da Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional (ACLLN), um evento que teve lugar sábado na cidade de Tete.
Bemane apelou aos combatentes para que tudo façam para que a Frelimo volte a ganhar, de forma convincente, as eleições autárquicas agendadas para Outubro, do corrente ano e as gerais de 2019.
A cidade de Tete, vilas de Moatize, Ulónguè e Nhamaiabue são os municípios da província de Tete, que vão acolher as eleições municipais a ter lugar em Outubro próximo. Todos os municípios de Tete são todos dirigidos pela Frelimo que ganhou as eleições anteriores.
Os participantes do evento, que decorreu sob o lema: “Façamos da ACLLN, o instrumento de reforço para a paz”, debateram e aprovaram o relatório de actividades realizadas em 2017 e o plano de actividades para o presente ano.