O País – A verdade como notícia

Belarmino Lovane troca experiências culturais no Brasil

O pesquisador Belarmino Lovane realiza, este mês, uma estadia investigativa no Núcleo de Estudos e Investigação Ambiental (NEPAM), na Universidade de Campinas (Unicamp), no Brasil. O evento enquadra-se na cooperação entre aquela universidade e o Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Política Pública (CEDER).  

No Brasil, Lovane irá partilhar a sua experiência em pesquisas socioculturais no grupo de investigadores em ambiente e sociedade coordenado pela investigadora brasileira Lucia da Costa Ferreira. O moçambicano participará, igualmente, na abertura do Programa de Doutoramento em Ambiente e Sociedade, onde vai partilhar parte dos resultados da sua pesquisa sobre a dimensão sociocultural no desenvolvimento sustentável no Chile.

De acordo com Belarmino Lovane, “o convite para realizar a estadia numa das melhores instituições de ensino superior da América Latina, constitui uma oportunidade ímpar para aprofundar os conhecimentos na área de pesquisas culturais e um desafio para continuar a explorar as potencialidades dos Estudos Culturais na interpretação de fenômenos sociais em moçambique e no mundo. Belarmino Lovane lamenta a limitação de muitas pesquisas culturais em Moçambique, que não se atrevem a utilizar os pressupostos culturais para interpretar diversos fenômenos sociais “infelizmente, a cultura ainda é resumida ao entretenimento, ainda não é tomada como ciências e com seriedade. Os poucos estudos se limitam a entender a evolução das artes, o estágio da música, literatura etc. e pouco se fala da potencialidade da cultura para melhorar as condições de vida dos moçambicanos; da sua aliança com a governança, com o desenvolvimento sustentável, econômico e social”. 

Belarmino Lovane participa actualmente em dois projectos de investigação pertencentes ao Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas da Universidade de Los Lagos, Chile, ligados aos processos de desenvolvimento sustentável. O primeiro tem como título “Dimensiones humanas de la conservación y manejo de recursos naturales en el sur austral de Chile” e o segundo “Institutional Drivers of Environmental Disaster Reduction Management”, ambos financiados pelo governo chileno.

Lovane faz parte do primeiro grupo de formados em Estudos Culturais no Instituto Superior de Artes e Cultura. Mestrando em Ciências sociais na Universidade de Los Lagos e pós-graduado em Direitos humanos na Universidade Austral de Chile. Nos últimos anos, tem-se dedicado a estudar a relação prática entre a Cultura e o processo de Desenvolvimento municipal.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos