O País – A verdade como notícia

Beira sem Fundo de Compensação Autárquica há 3 meses

O edil da Beira, Albano Carige, diz que há falta de vontade política do Governo para pagar os três meses em atraso do fundo de compensação autárquica àquele município. Carige diz que o não desbloqueio dos fundos compromete projectos da edilidade, como o de protecção costeira.

Os municípios do país continuam a ressentir-se dos atrasos do Governo na disponibilização dos fundos de compensação financeira.

O edil da Beira diz que que o município não recebe o fundo autárquico há cerca de três meses e conclui que o atraso se deve à pouca vontade das lideranças centrais.

“Quem politicamente não querer que as coisas aconteçam “ignora tudo” porque este governo faz a transferência ao seu bel-prazer. estamos há três meses em receber a transferência do fundo de compensação, do fundo de investimento autárquico ”, queixou o autarca.

De acordo com Albano Carige, que falava em conferência de imprensa convocada para fazer o balanço da governação municipal durante o ano 2023, a ausência de fundos compromete a implementação de projectos de desenvolvimento na autarquia.

“Como sabem, o projecto de protecção costeira e o projecto de Valas de drenagem tinham que arrancar este ano”, lembrou.
Esta é a segunda vez que o autarca fala dos atrasos de fundo de compensação autárquica, cuja disponibilização é da responsabilidade do Governo Central. Em Junho passado, o município denunciou um atraso que já durava desde Outubro de 2022, ou seja, de nove meses.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos