O País – A verdade como notícia

Beira foi a cidade mais cara do país nos primeiros três meses de 2019

Beira foi a cidade mais cara do país no fecho do primeiro trimestre deste ano, ao registar uma subida de preços na ordem de 4,13%, contra 1,26% de Maputo e 0,65% de Nampula.

No geral, e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, nos primeiros três meses de 2019, o país observou uma inflação de 1,63%, uma desaceleração em 0,11 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, período em que a subida geral de preços situou-se nos 1,74%.

As divisões de alimentação, bebidas não alcoólicas, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, foram as responsáveis pela tendência geral de subida de preços.

O mês de Março foi o pico da inflação, ao longo do primeiro trimestre deste ano, com o custo de vida a aumentar para 0,67%.

Da análise da inflação mensal por produto, destaca-se a subida de preços do tomate em 10,6%, electricidade (21,7%), carvão (6,3%), cebola (6,5%), feijão manteiga (4,4%), couve (4,6%) e das consultas em clínicas (5,1%). Estes contribuíram no total da inflação mensal com cerca de 0,55 pontos percentuais positivos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos