Há um risco elevado de o Governo não cumprir,este ano, com parte das obrigações do serviço da dívida com credores de dentro e fora do país. A informação consta do relatório sobre a Estabilidade Financeira, recentemente divulgado pelo Banco de Moçambique.
A dívida pública continua elevada, o alerta soa agora para novas fortes possibilidades de incumprimento. O relatório Estabilidade Financeira do Banco Central aponta riscos elevados.
“A prevalência do risco soberano no nível severo é explicada pela manutenção do rácio do crédito ao Governo sobre crédito total e do rácio da dívida pública sobre o PIB em níveis elevados”, lê-se no documento
O ano de 2024 fechou com uma dívida pública total superior a 16 mil milhões de dólares. Para o economista Egas Daniel o risco é agravado pelas falhas no pagamento de dívidas registadas no exercício 2024.
O documento evidencia um aumento na emissão de Bilhetes de Tesouro em relação a outras formas de financiamento. Tratando-se de uma dívida de curto prazo, poderá gerar maior pressão ao governo. Outra preocupação dos economistas é a ausência de um plano eficaz de gestão da dívida pública.
O alerta é lançado pelo relatório sobre a Estabilidade Financeira, recentemente divulgado pelo Banco de Moçambique.