O País – A verdade como notícia

Banco russo quer apoiar ENH a financiar sua comparticipação nos projectos de gás

O banco russo Gazprombank diz estar disponível a financiar os mais de 2 mil milhões de dólares que a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos precisa para comparticipar no projecto de gás natural Mozambique LNG. Por outro lado, a petrolífera russa Rosneft quer construir centrais eléctricas em Moçambique para produzir mais de 90 megawatt de energia.

À margem da visita oficial à Rússia, o Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve encontro com a direcção do banco Gazprombank especializado em financiamento a projectos de exploração de hidrocarbonetos. O banco quer financiar os 25 mil milhões do projecto Mozambique LNG, mas também os 2 mil milhões que a ENH precisa para financiar a sua parte no projecto.

Para além disso o banco diz estar a negociar com a ENH para financiar o aumento das suas acções naquele projecto, actualmente detém 15% do Mozambique LNG liderado pela Anadarko.

Outro gigante russo que está a investir em Moçambique é a petrolífera Rosneft que é a empresa com maiores reservas e maior produtor de hidrocarbonetos do mundo. O seu presidente reuniu-se com o Chefe de Estado e reiterou o seu compromisso em procurar hidrocarbonetos em Moçambique.

A Rosneft quer igualmente produzir mais de 900 megawatts de energia eléctrica em Moçambique.

Refira-se que a Rosneft faz parte de um consórcio liderado pela petrolífera norte-americana Exxon Mobile que deverá iniciar em breve a pesquisa de petróleo e gás na Bacia de Angoche e no Delta do Zambeze.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos