O País – A verdade como notícia

Banco Mundial em auscultação sobre o pacote de reposição pós-COVID-19 até sexta-feira

Foto: Plataforma Media

Termina na próxima sexta-feira o processo de auscultação de comentários e sugestões sobre o Relatório dos Deputados da Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial (IDA20), do qual sairá a proposta de financiamento dos países pobres no contexto dos impactos da pandemia da COVID-19.

A cada três anos, os doadores reúnem-se para reabastecer os recursos da IDA e revisar a sua estrutura de políticas. O processo de reposição normalmente consiste em quatro reuniões formais realizadas ao longo de um ano.

O pacote de reposição proposto da IDA20 está agora num estágio avançado de preparação, à medida que o processo se aproxima da reunião de promessas a ser realizada em Tóquio de 14 a 15 de Dezembro de 2021.

Nessa reunião, o Relatório dos Deputados da IDA20 será apresentado para endosso pelos respectivos deputados e representantes mutuários. Antes que isso aconteça, o público é convidado a revisar o projecto de Relatório dos Deputados da IDA20 e fornecer comentários até 26 de Novembro de 2021.

Recuemos. No dia 13 de Novembro do ano em curso, os deputados da IDA lançaram um documento preliminar no qual sugeriram, por exemplo, o reforço à política e pacote de financiamento, para ajudar os países a recuperarem-se dos impactos da pandemia da COVID-19.

No documento, os deputados exigem também o fortalecimento da segurança e políticas de saúde e promover sistemas de saúde inclusivos e saúde universal. Os participantes solicitaram que a AID apoiasse os países, para conter a pandemia da COVID-19, por meio do lançamento, teste, tratamento e atendimento de vacinas.

Nas recomendações, os deputados não descartam a necessidade de fortalecer a preparação para eventuais pandemias, inclusive por meio da prevenção, detecção e resposta adequada.

Para garantir uma resposta inclusiva e eficaz contra choques e crises, os participantes solicitaram que a AID apoiasse a resiliência de pelo menos 20 países da AID, através da construção de protecção social, incluindo o uso de tecnologias digitais.

Os participantes propuseram que todas as novas operações do Banco Mundial IDA20 se alinhassem com o Acordo de Paris. O apoio será fornecido a pelo menos 30 países para desenvolver relatórios de clima e desenvolvimento.

E as recomendações não param por aí. Os participantes solicitaram que pelo menos 35 por cento das operações de infra-estrutura da AID20 no capítulo de transporte, energia e água incluam acções para criar oportunidades de emprego para mulheres em empregos de média e alta qualificação nesses sectores.

Igualmente, os deputados solicitaram que pelo menos 30 operações da IDA20 em desenvolvimento digital, finanças e agricultura aumentem o acesso das mulheres e o uso da tecnologia digital para fechar as lacunas de género no seu acesso e uso.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos