O País – A verdade como notícia

Banco Mundial doa 150 milhões de dólares para sector de energia

O Banco Mundial aprovou, na quinta-feira, uma doação financeira no montante equivalente a 150 milhões de dólares norte-americanos para o apoio ao sector da energia em Moçambique.

O financiamento da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), segundo o comunicado do Banco Mundial, destina-se a apoiar a Empresa Electricidade de Moçambique (EDM) na melhoria da capacidade operacional da rede eléctrica, assim como da sua eficiência operacional.

Na nota, o Banco Mundial reconhece que Moçambique registou progressos significativos na expansão do acesso à electricidade nos últimos anos, tendo alargado a cobertura eléctrica a 26 por cento contra apenas seis por cento em 2006.

Com efeito, todos os postos administrativos no país têm acesso à energia. “Estou satisfeito com a aprovação deste financiamento, especialmente neste tempo de grandes necessidades de investimento público neste sector crucial”, disse Mark Lundell, director do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Seychelles e Comores, citado no comunicado.

“Esta doação financeira da IDA está alinhada com a nossa estratégia para com Moçambique, denominada Quadro de Parceria com o País (CPF) e o próprio Plano Quinquenal do Governo, os quais visam expandir infra-estruturas no país com o objectivo de melhorar os sectores produtivos da economia e alcançar a diversificação económica”, explicou.

A maior parte deste financiamento apoiará a reabilitação e modernização da rede de infra-estruturas eléctricas com o intuito de melhorar a qualidade e fiabilidade da energia eléctrica, o que incluirá investimentos no reforço das linhas de transmissão e distribuição, instalação de transformadores adicionais para aumentar a capacidade e instalação de equipamentos de compensação reactiva nas cidades de Maputo, Matola, Nacala, Pemba e Lichinga.

O montante remanescente, de acordo com o comunicado, será utilizado nas componentes operacional e comercial da EDM, que deverá receber o equivalente a 29,5 milhões de dólares para fortalecer a capacidade institucional da empresa e o apoio na implementação do projecto e capacitação para o Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

“Este projecto, designado Projecto de Eficiência Energética e Melhoria da Confiabilidade, faz parte de um programa abrangente de apoio do Banco Mundial ao sector de energia em Moçambique e representa um esforço coordenado e complementar ao de outros parceiros de desenvolvimento que apoiam o desenvolvimento do sector”, destacou Zayra Romo, especialista sénior em energia e principal responsável da equipa para a operação, igualmente citado no comunicado.

Com efeito, a instituição refere que este investimento baseia-se em lições aprendidas e ganhos de outras acções apoiadas pelo Banco Mundial e recentemente implementadas, como o Projecto de Modernização e Transmissão e o Projecto de Desenvolvimento e Acesso à Energia (EDAP), entre outros investimentos anteriores.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos