O País – A verdade como notícia

Banco de Moçambique revoga licenças de sete instituições financeiras por irregularidades

O Banco de Moçambique revogou ontem as licenças de sete instituições financeiras por irregularidades. Uma das razões é que mutas instituições ficaram fechadas por períodos superiores a seis meses, violando a Lei das Instituições de crédito e sociedades financeiras.

Depois de anular a licença da Mapiko-Cooperativa de Poupança e Crédito, no dia 16 deste mês, na sequência do pedido de renúncia dos sócios, esta quinta-feira, o Banco de Moçambique afastou do sistema financeiro mais sete instituições, entre elas casas de câmbio e cooperativas de crédito.

O fiscalizador do sistema financeiro revogou a licença da UGC – Cooperativa de Poupança e Crédito, tudo porque a sociedade quis abandonar o negócio.

Entre os visados está também a Cooperativa de Crédito das Mulheres de Nampula, SA, que viu a sua licença anulada, por estar com a situação financeira e prudencial degradada.

Devido à acumulação de prejuízos, a Executivo Câmbios Lda. também está com a sua licença invalidada. Outras instituições com licenças revogadas são: a Sara Moçambique-Casa de Câmbios Lda., Al-Meca Câmbios Lda., Acácio Câmbios, Lda. e Sarbaz Câmbios, Lda..

Em 2013, a Sara Moçambique-Casa de Câmbios Lda. pediu para fechar as portas, alegando o mau ambiente de negócios para as casas de câmbio. E agora, o seu pedido foi atendido.

Al-Meca Câmbios Lda. está também fora do mercado. Pediu, em 2011, autorização para fechar por algum tempo as portas, devido a indisponibilidade do seu sócio maioritário e de fundos para a continuidade do negócio.
Em 2018, a saúde de um dos sócios da Acácio Câmbios, Lda. levou a instituição a pedir para sair do mercado. O Banco Central ouviu o seu pedido e autorizou.

Com prejuízos acumulados ao longo do tempo, os capitais próprios da Sarbaz Câmbios, Lda. situam-se abaixo do montante de capital social legalmente exigido. Face ao cenário, o Banco Central fixou um prazo de 90 dias para a regularização da situação, o que, efectivamente, não se verificou. Tendo em conta essa situação, sua licença também foi revogada.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos