Duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, após serem baleadas, durante um enterro, que aconteceu na tarde de ontem, em Ressano Garcia, na província de Maputo. Os dados foram confirmados pelo sector da saúde, na província.
Era para ser mais um enterro, na verdade as pessoas no local, davam o último adeus a um blogueiro de Ressano Garcia, conhecido por “Mano Shotas”, quando, de repente, e sem explicação abria-se fogo contra a população no interior do cemitério.
Ali começou uma grande agitação, as pessoas corriam para se tentar proteger, mas houve quem não conseguiu e foi alvejado
No meio dos disparos, além de gás lacrimogéneo, houve balas reais disparadas contra a população.
A direcção provincial de saúde, sem gravar entrevista, fala da entrada de dois óbitos no centro de saúde de Ressano Garcia, quatro feridos graves transferidos para o hospital provincial da Matola. Mas o número de vítimas pode ser maior.
A situação causou alvoroço e agitação em Ressano Garcia.
O Jornal O País entrou em contacto com a polícia na província de Maputo, que remeteu a equipa ao Comando-Geral da PRM. O comando-geral, por sua vez, remeteu de volta ao comando provincial.