Na segunda fase de seleção de projectos artísticos do MASA, o Festival AZGO foi representado pela Directora-Geral, Júlia Novela, em Abidjan, Costa do Marfim, este mês, para a composição da 13ª edição do Festival das Artes da Costa do Marfim (MASA) que decorrerá de 13 a 20 de Abril de 2024.
O MASA busca promover a diversidade cultural, estimulando o diálogo entre diferentes formas de arte e valorizando o potencial criativo dos jovens.
O evento será realizado em Abidjan e terá como tema “Juventude, Inovação e Empreendedorismo”. A comissão responsável pela escolha dos projectos foi composta por renomados representantes do cenário artístico internacional.
Na categoria de música, a comissão contou com a participação de Moçambique, Marrocos, Estados Unidos da América e Costa do Marfim. Ao todo, foram seleccionados 69 projectos, distribuídos nas seguintes categorias: 20 de música; 06 de teatro; 14 de dança contemporânea; 06 de Slam; 06 de humor; 12 de artes circenses e de fantoches; e 05 de conto. Os projectos seleccionados representam 22 países.
A 13ª edição do MASA será uma oportunidade para artistas de diversas regiões, culturas e ritmos de se reunir e compartilhar suas performances com o público. O tema “Juventude, Inovação e Empreendedorismo” pretende reflectir a importância da criatividade e da expressão artística como motores para o desenvolvimento social e económico.
De moçambique foram seleccionados duas candidaturas, na música a Banda Kakana e na dança contemporânea a dançarina Janet Mulapha.
O Festival das Artes da Costa do Marfim (MASA) é um evento bienal que celebra a diversidade cultural e a criatividade artística. Desde a sua criação em 1993, o MASA promove o diálogo intercultural e a valorização das artes africanas e tornou-se um dos festivais mais importantes da África, atraindo artistas, profissionais do sector cultural e amantes das artes de todo o mundo, através de uma extensa programação de dança, música, teatro, artes visuais e outras expressões artísticas.