O País – A verdade como notícia

Avenida das Instâncias volta a ter buracos cinco meses após reabilitação

Reabilitada há cinco meses, a Avenida das Instâncias, na Cidade de Maputo, voltou a ter buracos, o que condiciona a mobilidade. As autoridades municipais não sabem quando é que a via será reabilitada definitivamente, e a solução é, novamente, uma reabilitação de emergência.

A Avenida das Instâncias, que se beneficiou de uma reabilitação de emergência em Maio deste ano, volta a degradar-se cinco meses depois, facto que deixa os automobilistas indignados.

“O que tenho a dizer é que é um cancro, uma coisa para a qual a nossa engenharia e os nossos engenheiros já deviam ter arranjado uma solução. Mexeram há pouco tempo aqui, entretanto está assim. Portanto, eu penso que a nossa engenharia tem que mudar qualquer coisa”, disse Sérgio Maguengue, automobilista.

António Mapandzene, outro automobilista, secundou o primeiro interveniente e lamentou a situação da via.

Esta situação é causada, em parte, pela água que escorre a partir de um dos muros existentes nas proximidades e também por uma conduta de água entupida, que está há quase dois metros de profundidade. A empresa municipal de mobilidade e estacionamento (EMME), que está a financiar a obra, sabe disso e vai voltar a fazer reabilitação de emergência, segundo avançou João Ruas, presidente do Conselho de Administração da EMME.

“Volto a dizer que esta reabilitação não será definitiva. Era para permitir que os carros passassem e, quando a Avenida da ONU estiver completamente reabilitada, vamos fazer uma intervenção diferente. Isso vai depender de muitas coisas, porque estamos a trabalhar em coordenação com a vereação de infra-estruturas, que é a dona da obra, porque eles é que sabem qual é a solução que deve ser dada.”

O outro troço da Avenida das Nações Unidas, que ainda não está reabilitado, também está refém de estudos de engenharia que devem ser feitos para localizar os canais de escoamento de águas pluviais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos