O País – A verdade como notícia

Autores celebram José Craveirinha em livro na Cidade da Beira

O jornalista José dos Remédios lançou, na Livraria Fundza, Cidade da Beira, o livro de ensaios José Craveirinha: a voz do nosso tempo. O exercício literário reúne 14 artigos de ensaístas moçambicanos e brasileiros.

A livraria Fundza, na Cidade da Beira, recebeu a primeira de duas cerimónias de lançamento do livro de ensaios José Craveirinha: a voz do nosso tempo. Com cerca de 280 páginas, o livro reúne ensaios de autores moçambicanos e brasileiros, entre os quais Francisco Noa, Carmen Lucia Tindó Secco, Rita Chaves e o organizador do livro José dos Remédios.

Intervindo na cerimónia de apresentação, Dos Remédios defendeu a importância da escrita de José Craveirinha para a sociedade moçambicana em geral. “Na escrita de Craveirinha, nós também conseguimos encontrar elementos muito concretos sobre que tipo de país estamos a construir e podemos construir. Craveirinha é um poeta actual também por isso; é uma voz do nosso tempo também por isso. Porque traz, já há algum tempo, esses vaticínios que continuam a ser importantes neste processo de construção de uma nação e de releitura dessa mesma nação”.

José Craveirinha: a voz do nosso tempo foi lançado em homenagem ao poeta, num ano em que se celebra o seu centenário de nascimento. “A iniciativa, aqui, foi reunir uma série de pessoas, dentro e fora do país, num livro com artigos que honrassem, digamos, a memória de José Craveirinha, enquanto um dos poetas mais importantes da nossa literatura. São vários temas e várias abordagens que vincam aquilo que é a contemporaneidade de José Craveirinha. E o título do livro é muito instrutivo nesse sentido, quando diz a “voz do nosso tempo”, afirmou Francisco Noa.

Para Macário Júlio, à semelhança de Francisco Noa, com um texto no livro, José Craveirinha ficará para sempre na memória dos moçambicanos. “Quando os académicos relembram a voz de um poeta, entre os maiores da literatura moçambicana, queremos chamar atenção à juventude, que, muitas vezes, lê os textos e não entende aquilo que está por detrás dos textos e das palavras”, explicou.

O livro organizado por José dos Remédios foi lançado sob a chancela da Editorial Fundza, tendo, a cerimónia de lançamento, contado com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a agência de viagens COTUR e Cornelder de Moçambique. No próximo dia 13, o livro será lançado no Centro Cultural Português em Maputo.

Os outros autores que participam no livro em homenagem a Craveirinha são Lucílio Manjate, Martins Mapera, Dionísio Bahule, Léo Cote, Américo Pacule, Vanessa Riambau Pinheiro, Sávio Roberto Fonseca de Freitas, Matos Matosse, Óscar Fumo e Albino Macuácua.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos