As estradas da província de Cabo Delgado estão em péssimas condições de transitabilidade devido a enormes buracos que se agravaram durante a última época chuvosa.
A situação é considerada crítica e insuportável para muitos automobilistas, que já não param de reclamar do sofrimento pelo qual passam durante as viagens e não entendem as causas que levam o Governo a estar indiferente.
“A estrada de Pemba a Chiúre não está boa, mesmo a Pemba – Montepuez. Está cheia de buracos. E nós, motoristas, lamentamos e não sabemos porquê o Governo não quer reabilitá-las”, reclamou Roger Gelane, um automobilista que dirige uma viatura de transporte de passageiros.
O mau estado das estradas de Cabo Delgado está a criar transtornos para alguns automobilistas que, devido à situação, são obrigados a passar a maior parte do tempo nas oficinas para a reparação das viaturas.
“Toda hora, nós estamos a mudar rótulas, triângulos, barras de triângulos e os donos das viaturas dizem que os motoristas não sabem conduzir, por não saberem que o problema é da estrada”, disse Jofre Fernando.
Além dos danos causados às viaturas, de acordo com os automobilistas, o mau estado das vias de acesso tem estado a provocar acidentes de viação.
“Já houve alguns acidentes por causa das péssimas condições das vias de acesso e isso acontece quando nós tentamos evitar os buracos”, disse Nacer Burange.
Perante à gravidade da situação, os automobilistas pedem uma intervenção urgente para resolver o problema que está a dificultar a circulação de pessoas e bens e a provocar enormes prejuízos nas viaturas que passam mais tempo nas oficinas que na estrada.
“Estamos a precisar de uma reabilitação ou construção de uma nova estrada, porque estamos cansados de sofrer por causa dos buracos que estão a danificar as viaturas e a pôr em risco a nossa vida”, pediu Assane Feliciano.
O “O País” procurou esclarecimento junto da Administração Nacional das Estradas, mas, devido à sobrecarga da agenda do delegado provincial de Cabo Delgado, conforme disseram, não foi possível obter respostas sobre a reabilitação das vias de acesso.
Cabo Delgado tem cerca de mil quilómetros de estradas asfaltadas e todas têm buracos em quase toda a sua extensão.