O País – A verdade como notícia

Autocarro de passageiros invade edifício do Ministério da Defesa Nacional e causa 23 feridos em Maputo

Foto: O País

Vinte e três pessoas ficaram feridas depois de um autocarro de passageiros embater contra o edifício do Ministério da Defesa Nacional, na Cidade de Maputo. Suspeita-se que problemas mecânicos tenham provocado o sinistro.

É mais um acidente que envolve um autocarro de passageiros na Cidade de Maputo. Desta vez, um dos veículos embateu contra o edifício do Ministério da Defesa Nacional.

O chefe de Comunicação e Imagem do Ministério da Defesa Nacional, Benjamim Chabualo, que testemunhou o sinistro, diz que sentiu duas vezes o embate. Conta que “o primeiro foi mais ou menos ligeiro. Logo de seguida, ouvimos um estrondo maior. Sentimos que as paredes tinham sido atingidas e, quando abrimos as janelas, vimos que era, de facto, um acidente.”

As vítimas foram socorridas para o Hospital Central de Maputo. Duas continuam internadas e em estado grave. O médico chefe do Banco de Socorros da maior unidade sanitária do país, Justino Madeira, diz que das 23 vítimas, quatro já tiveram alta, quatro continuam em observação na sala de cirurgias. Há ainda três pacientes em observação nos balcões do HCM, são todos leves, existem também 12 com muitas lesões e traumas e estão também em avaliação.

Já a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo diz que a rota usada pelo autocarro de transporte de passageiros ora acidentado não é a predefinida para o efeito, por isso há explicações ainda por exigir do condutor.

“Não é um local onde normalmente circulam autocarros, então é difícil perceber. Teríamos de conversar primeiro com o próprio motorista que, neste momento, está no hospital, segundo a Polícia de Trânsito. Ele e o cobrador tiveram alguns ferimentos. Precisamos de conversar com eles para perceber o que aconteceu nesta rota.”

Não é a primeira vez que autocarros acidentam na Cidade de Maputo. Quase sempre os problemas mecânicos são apontados como a causa dos sinistros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos